quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Somos o que pensamos


Que o ser humano é um ser pensante isso todo mundo já sabe, mas o que talvez você não reconheça é que os seus pensamentos podem ser frutos de uma vida totalmente disfuncional.
Vamos partir para a literatura para definir o que é pensamento.
“O pensamento é uma atividade mental organizada, com alto grau de liberdade, não limitada ao mundo físico. É um processo organizado de representação neural que forma um modelo mental para o planejamento, definição de estratégias, previsões e soluções de problemas. Este processo envolve a correlação e a integração de eventos críticos no tempo e no espaço” Ricardo Gattass (2000)
 
Durante todo o nosso desenvolvimento passamos por eventos e encontramos várias maneirar de interpretá-los, a fim de se adaptar ao meio. São regras, leis que devemos nos submeter às vezes, com medo de represálias, concordamos para não sermos excluídos.
Quando algo não da certo ou não sai da maneira que gostaríamos, partirmos então para uma falsa interpretação do acontecido. É uma reprova em vestibular e logo a idéia “eu não presto pra nada” ou a perda de um emprego “eu sou um fracassado”. Outros já querem a aceitação de muitos como, por exemplo: “tenho que ser o melhor, não posso errar jamais”.  O resultado disso é a crescente procura de pessoas com problemas as clínicas de psicologia e psiquiatria.
Por isso eu o convido para pensar diferente agora que você já sabe que é fruto da sua cognição. Segue algumas dicas:
Entenda que sentimentos negativos irão apenas prejudicar você, não os outros. Portanto, não há razão para você ter qualquer sentimento negativo.

Perceba que você pode encontrar oportunidades em situações negativas. Albert Einstein dizia: “No meio de toda dificuldade reside uma oportunidade.”
Analise o que as pessoas dizem para você. Quem sabe você pode transformar uma crítica em algo positivo. Não rejeite, simplesmente, tudo que lhe disserem.
Quanto ao resto das mensagens negativas, simplesmente ignore-as.
Tenha uma visão positiva das pessoas. Talvez você não goste do que elas falam ou de seu comportamento, mas isso não significa que você deve odiá-las pessoalmente.
Se você cometer erros, lembre-se desta citação de George Bernard Shaw: “A vida gasta cometendo erros não só é mais honrada, mas mais útil do que uma vida gasta fazendo nada.”
Se você puder, ouça um áudio-programa motivacional para alimentar pensamentos positivos em sua mente.
Fale com amigos positivos que podem incentivá – lo.
Lembre-se de suas frases favoritas para dar-lhe inspiração e motivação.
Olhe para as situações negativas como o seu treinamento para a vida real. Quanto mais você subir na vida, as situações negativas vão aumentar. Então esteja preparado para elas.
Lembre-se que não é possível agradar a todos. De fato, ninguém pode. Às vezes você precisa apenas deixar que algumas pessoas passem.

Vamos seguir esses passos e a partir de hoje renovar os nossos pensamentos e viver feliz?

"A verdadeira viagem de descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos." - Marcel Proust

Nenhum comentário:

Postar um comentário